segunda-feira, 10 de maio de 2010

aos poucos aparecendo dados...



helena chaves foi aluna do profe brilhante:

Encontro um antigo recorte de jornal, puído, amarelado, meio roto. Trinta anos? Um pouco menos? Lá está o Professor Brilhante, já velho, de boina, cavanhaque branquinho, cabelos longos, nas escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Quem mais? Alunos; e dentre eles, eu, jovenzinha, expectante, me iniciando nas artes. Francisco Brilhante foi o meu primeiro professor de pintura. Era famoso em Porto Alegre. Tinha um currículo invejável, estudou com os melhores, retratou meio mundo, que suas figuras guardavam vida, e pintou delicadas paisagens não menos verdadeiras... uma bela obra. Porém, veja só, dentre tantas imagens de tanta coisa sem importância na internet, não se consegue uma fotografia sequer dele que, a par da obra de inegável importância artística, virou personagem da cidade. Nossa memória anda puída, amarelada, rota.

Helena Matte Chaves(sou aquela jovenzinha de bata branca, junto ao cavalete com o quadro, à esquerda da foto)

Um comentário:

  1. Eu estudei com ele quando tinha uns 16 anos! Estou com 52. Adorei ver as fotos dele--exatamente como me lembrava, cabelinhos brancos, barba e a boininha basque de lado. Passei muitas horas deliciosas, no silêncio da sala de aula na igreja, desenhando, desenhando... Muito obrigada pela grata memória do meu querido professor.

    ResponderExcluir